Portuguese English Spanish

Planejar o futuro não nos garante o sucesso, mas não planejar nos garante o fracasso…

Planejar o futuro não nos garante o sucesso, mas não planejar nos garante o fracasso…

por Jean Carlos Günther – GÜNTHER ASSESSORIA

Foi o tempo em que no mercado o mais forte ou o maior se sobressaia em relação ao mais fraco, o menor. Na atualidade o é mais ágil e assertivo que supera o mais lento e o sem foco. Para ser ultrapassado, nem precisa estar parado, basta estar “andando”, “alguém estará correndo”!

Daí a necessidade de empresas possuírem um Planejamento voltado a ações rápidas, viáveis, bem direcionadas e firmes.

Em função de tudo o que temos passado ultimamente, o grande desafio tem sido: como fazer o meu negócio sobreviver e prosperar neste novo mundo de mudanças rápidas e com diversas facetas denominado “VUCA” – sigla em inglês, formada pelas primeiras letras, que significa Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade).

Gosto muito de uma frase, a qual ignoro o autor, que diz: “planejar o futuro não nos garante o sucesso, mas não planejar nos garante o fracasso”. Ter Objetivos Claros, Planejamento Estratégico alinhado a essa nova realidade do mundo e possuir Controles Financeiros adequados é fundamental para continuidade e evolução dos negócios.

Mas convenhamos, não é nada fácil, termos total clareza das Oportunidades e Ameaças que o ambiente externo nos oferece, dada a velocidade das mudanças e de todos os fatores envolvidos. É preciso estarmos muito atentos aos sinais e as informações que o ambiente externo (mercado) nos dá. Abro somente parênteses aqui para lembrar o que o pai da Administração Moderna nos diz: “Informações são dados endossados por relevância e sentido” (Peter Drucker).

Imaginem agora, se além da dificuldade de se planejar nesse “Mundo VUCA” eu não tenha o total domínio do Ambiente Interno, do “meu próprio quintal”, das minhas Forças e das minhas Fraquezas, dos meus processos, de indicadores gerenciais consistentes que me deem segurança nas ações a serem tomadas.

É natural imaginarmos que dominamos totalmente esse “território”, por conhecermos, por vezes subjetivamente, nossas Forças e nossas Fraquezas. Mas será que isso é o suficiente para termos êxito?

Lembro aqui, que são os recursos disponíveis, que definirão o como e o quando o Planejamento Estratégico poderá ser colocado em prática pela empresa.

A inexistência ou mesmo a insuficiência de Gestão Financeira no negócio, inviabiliza e/ou dá insegurança, no processo decisório, impedindo assim, que as ações planejadas sejam colocadas em prática.

Boa Gestão Financeira e Controle Financeiros consistentes, dão clareza e segurança na priorização dos objetivos e dão uma direção mais assertiva para a empresa. Fica mais fácil caminhar na direção do progresso quando sabemos exatamente onde queremos chegar e ainda mais quando possuímos informações realistas, confiáveis e organizadas.

 

Pense nisso…  Sucesso!!

plugins premium WordPress
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá! Como podemos ajudar?